Chat Web Rádio América Total


Como divulgar seu blog recém criado e atrair visitantes

Um amigo meu, que tinha acabado de fazer um blog e que não estava tendo mais do que 10 visitas por dia, me perguntou:
Como eu faço para atrair visitantes para o meu blog?
Eu expliquei a ele que os sites de buscas demoram a indexar os blogs, e quando o fazem seus posts, a princípio, não terão destaque nos sites de buscas, então ele não iria ter quase nenhuma visita vinda de lá.
- “E como fazer para divulgar meu blog e atrair visitantes?” Ele me perguntou.
Então eu resolvi fizer aqui uma seleção de 10 dicas para divulgação de blogs recém criados, que a princípio são sugestões que me vieram a mente para tentar ajudar não só a meu amigo, mas também a todos os blogueiros desesperados que acabaram de criar o blog e não conseguem praticamente nenhuma visita.

Primeiro é aconselhável ter um sistema que você possa conferir de onde vem seus visitantes, eu aconselho o Stat Counter, que em tempo real você pode saber se seu visitante está vindo através do orkut, de um outro site e também dos sites de buscas. Outro que eu aconselho usar é o Analytics. Eu, por exemplo, uso os dois. Assim fica fácil monitorar as visitas e deste modo você poderá verificar a eficácia dos métodos para atrair visitantes para os blogs que apresentarei abaixo e analisar qual a dica está funcionando melhor no seu caso, pois cada caso é um caso. O que funciona bem para um, pode não funcionar para outro.
A maioria destas dicas para atrair visitantes você vai abandonar com o tempo, mas para um blog que acabou de ser criado, são importantíssimas.
Então vamos as dicas de como divulgar seu blog recém criado e atrair visitantes:

1 - Divulgar seu blog por e-mail
Esta é uma dica que parece óbvia, mas nem todo mundo usa. O e-mail é uma ferramenta boa se você souber usar, e eu não estou falando de spam, Deus que me livre. Proponho que você mande um e-mail para seus amigos e parentes, sempre deixando a curiosidade da pessoa aflorar. Não faça isso todo os dias, só os posts que você considera os melhores, ou faça uma seleção da semana com todos os posts. Os amigos mais chegados você pode pedir para repassar para alguns amigos que não sejam comuns aos dois. E não esqueça de colocar o endereço do seu blog na assinatura do seu e-mail, e toda vez que você escrever para alguém vai estar lá o link do seu blog.

2 – Divulgue seu blog pelo MSN
Outra ferramenta que você pode usar para divulgação é o MSN. A primeira coisa que você deve fazer é colocar o endereço do seu blog junto com seu nome. Ao mesmo tempo que você conversa com seu amigo, manda uma assim: “- Já viu isso”, “- Olha que legal!” etc. Você vai ganhar uma visita enquanto conversa, e se seu amigo gostar, automaticamente vai indicar para outras pessoas. O lance é aproveitar as coisas que você já faz normalmente no seu dia a dia para divulgar seu blog, não perca as oportunidades.

3 – Divulgue seu blog pelo Orkut
Este maneira pode ser muito eficiente, e esta dica provavelmente você vai usar por mais tempo. Primeiro segue o mesmo princípio do e-mail e o MSN, aproveite os contatos do Orkut que você tem e divulgue para todos eles. A segunda coisa que você tem que fazer é criar uma comunidade do seu blog, faça isso logo e convide os amigos para participar. E por último visite e participe das comunidades de blogueiros, você verá que há varias maneiras de divulgar seu blog nestas comunidades. Têm links de várias comunidades do lado direito no Teclado da Blogosfera, vá lá e participe de todas.

4 – Divulgue seu blog através de um cartão
Isso mesmo que você pensou, faça um cartão de visitas e saia distribuindo, nem precisa ser de gráfica, imprima uns com o endereço do seu blog e distribua para os amigos da escola, do trabalho, da academia etc.

5 – Visite outros blogs e deixe comentários
Outra maneira de divulgar seu blog é visitar outros blogs e deixar comentários interessantes que acrescentem realmente alguma coisa no que está escrito no post original, nada de fazer spam, tipo assim: “gostei do seu blog visite o meu”. Pega mal.

6 - Linkar outros blogs
Achou um blog legal, linkar ele é uma boa para receber visitas dos donos destes blogs, eu por exemplo visito TODOS os blogs que linkam o meu, e se eu gostei do blog eu volto sempre para visitá-lo. Além disso você estará ajudando o outro blog a receber algumas visitas extras.

7 – Faça parcerias com os outros blogs.
Para quem acabou de lançar um novo blog, uma das melhores formas para atrair muitos visitantes para o blog é fazer parceiras, se você fizer 100 parcerias, por exemplo, e se delas você receber 3 visitas de cada a cada dia, já são 300 visitas garantidas.

8 – Mande links para Uêba
Mande links para o maior portal de links do Brasil. Se você fez um post legal e original, mande um link para o Uêba e se for aprovado você vai estar garantindo no mínimo 1000 visitas a mais. Mas não esqueça de ler as regras com cuidado e colocar o banner do Uêba no seu site.

9 - Participar do blogsblog e outros sites participativos / redes sociais
Os blogs participativos são como se fossem comunidades, onde você faz um pequeno cadastro e enviar todas as suas matérias para lá, onde são visitadas por diversas pessoas, participantes ou não destes blogs. Ou seja, você manda o conteúdo e ele é publicado. Alguns destes sites têm um ranking, e se sua matéria for boa ela pode ganhar vários “votos” e ficar bem posicionada, garantindo boas visitas. também tem links para estes blogs, como por exemplo, o Blog Blogs, o diHITT, o Linkk, o Link to, entre outros. Esta dica é uma das que eu uso até hoje.

10 – Marketing direto através de adesivos, camisas etc
Você pode fazer uma camisa, estas com estampas plásticas tipo transfer, existem lojas que fazem na hora. Adesivos também podem ser uma boa. Ou seja, qualquer coisa que você possa mostrar sua “imagem” você pode usar.

Por fim, seja cara de pau, não fique com vergonha ou receio de divulgar seu blog. Mãos a obra e boa sorte!
O que achou das dicas? Te ajudei?
Você também pode me ajudar, é só copiar o código do banner do Web Rádio América Total e colar no seu blog.


0 comentários:

Postar um comentário